10 formas de ganhar dinheiro com games - Parcerias

Por Celso Rodrigo de M F


Postado em: sábado, 07 de julho de 2018 as 09:00 AM    55 views

Provavelmente, um dos métodos mais negligenciados e subutilizados de monetizar um jogo, especialmente um jogo indie, as parcerias são uma grande vantagem para lucrar antes da conclusão do seu jogo. Em alguns casos,...



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Provavelmente, um dos métodos mais negligenciados e subutilizados de monetizar um jogo, especialmente um jogo indie, as parcerias são uma grande vantagem para lucrar antes da conclusão do seu jogo. Em alguns casos, as parcerias podem pagar antes que o jogo termine ou até mesmo antes que o jogo comece seu desenvolvimento, dependendo do parceiro. Aqui estão alguns métodos de monetização de parceria que colecionei nos últimos anos:

  1. Jogos de publicidade. Você pode fazer jogos que são anúncios em sua totalidade com uma parceria. Pense no site do Burger King ou nos antigos jogos do Cap'n Crunch que vieram em caixas de cereal. A parceria com uma empresa para fazer isso exige muita iniciativa e um pouco de experiência em vendas, mas é mais fácil do que parece.
     
  2. Itens / personagens patrocinados. Isso é diferente dos itens compráveis em um jogo gratuito, porque esses itens seriam gratuitos para o jogador. Você cria um jogo, digamos que é sobre andar a cavalo. Então você chama uma empresa como o jeans da Levi's, e faz com que eles patrocinem um cavaleiro adicional com o logotipo deles. Funciona muito bem com marcas pequenas e médias e produtos muito específicos.
     
  3. Promoções de jogos de parceiros pagos. Isso é semelhante ao CPI, exceto que você vai diretamente para o dono do jogo e faz um acordo por $ X por Y instalações / dias / olhos. Isso funciona muito melhor com jogos móveis em rápida expansão ou com jogos menores que buscam uma posição segura.
     
  4. Ofertas de afiliados / cupons. Uma oferta de afiliado é quando alguém possui um produto ou serviço e você faz com que o usuário compre seu produto ou serviço e ganhe uma comissão. As ofertas afiliadas funcionam muito bem quando são altamente segmentadas. Digamos, seu jogo é um jogo de simulação de guerra e sua oferta de afiliado é para algo muito semelhante, provavelmente é um bom ajuste. Se você fizer um jogo de aprendizado, e suas ofertas de afiliados são para produtos educacionais, provavelmente um bom ajuste. Você entendeu a ideia. Muitas vezes, essas ofertas também podem ser apresentadas na forma de cupons. Por exemplo, seu usuário pode obter uma avaliação gratuita de um mês da Netflix usando seu código promocional. Isso lhes dá uma recompensa, você recebe uma comissão, todos ganham.
     
  5. Grátis com a compra. Este é simples ... se você tem outros produtos, serviços ou jogos, por que não jogar o seu jogo gratuitamente com a compra de outra coisa como um bônus? Incentivos extras funcionam tão bem quanto descontos, e eles funcionam ainda melhor se você der um prazo neles.
     
  6. Pesquisas. Existem empresas que pagam por cada pessoa que você preenche uma pesquisa. É uma maneira muito legal e única de monetizar e, dependendo do estilo do seu jogo, pode ser um ótimo complemento para o seu modelo de negócios.
     
  7. Investidores Eu preciso ser claro sobre isso, você nunca, nunca deve olhar para o dinheiro do investidor como um método de monetização por conta própria. Pode, no entanto, ajudá-lo a construir um jogo melhor, pagar suas contas enquanto você está fazendo, e ter um parceiro experiente que pode apresentá-lo a algumas ótimas conexões. Porque muitos indies consideram poder pagar as contas enquanto fazem jogos para ser sucesso, eu incluí isto aqui.
     
  8. Pacotes de jogos indie. Parceria com um dos muitos pacotes indie lá fora é uma ótima maneira de obter o seu jogo alguma exposição e fazer um pouco de dinheiro. Eles geralmente permitem que os usuários paguem o que querem e dividam o dinheiro entre os desenvolvedores. É uma ótima maneira de gerar algum dinheiro com um jogo mais antigo ou apoiar uma causa em que você acredita. Eu não recomendaria isso para jogos ainda em seu período de lançamento.
     
  9. Licenciamento. Se você criar jogos em flash HTML5, nativos ou antigos, poderá licenciar seus jogos para portais da Web. Esses caras pagam uma taxa adiantada, geralmente alguns milhares de dólares. Em seguida, eles possuem direitos específicos para esse jogo por um determinado período de tempo (geralmente para gerar dinheiro publicitário).
     
  10. Rotulagem branca. Semelhante ao licenciamento, a rotulagem branca permite que você ganhe uma parte do dinheiro de um parceiro, mas eles só recebem uma cópia renomeada do jogo. A rotulagem branca geralmente só permite que o parceiro use sua versão do jogo para um propósito específico (como um evento) e, até onde todo mundo sabe, eles fizeram o jogo.
     

Ficou alguma dúvida? Pode comentar, que respondo sempre que possível. Abraços.
 



Autor:

Celso Rodrigo de M F

Pós-Graduado em Desenvolvimento de Aplicações Web Baseadas na Tecnologia JAVA (2014), bacharel em sistemas de informação (2007), trabalhei como tutor orientador do curso de tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas.