Já pensou nisso: PERSONA DO COMPRADOR?

Por Celso Rodrigo de M F


Postado em: quinta, 23 de fevereiro de 2017 as 18:59 PM    183 views

A persona de um comprador é um exercírcio de marketing em que você compõe uma pessoa imaginária, que encarna o seu público-alvo. O objetivo do exercício é criar ...



Identificiando o seu comprador Hipótetico

DEPOIS DE IDENTIFICAR UM SEGMENTO-ALVO, O PRÓXIMO PASSO É APRENDER O MÁXIMO POSSÍVEL SOBRE ESSE SEGMENTO. MAS COMO VOCÊ SABE ONDE PROCURAR? O PRIMEIRO PASSO É IMAGINAR UMA PESSOA QUE ENCARNA ESSE SEGMENTO, NA FORMA DE UM COMPRADOR PERSONA. O QUE É UMA PERSONA COMPRADOR?

A persona de um comprador é um exercírcio de marketing em que você compõe uma pessoa imaginária, que encarna o seu público-alvo. O objetivo do exercício é criar a persona do comprador e desenvolver uma hipótese testável sobre quem é o seu público-alvo.

PASSO 1: OS CINCO W'S

É hora de colocar sua imaginação para funcionar. Quando você pensa sobre o seu segmento-alvo, quem você vê?

QUEM É A PERSONA COMPRADORA? (WHO)

Era?
Sexo?
Personalidade? (Introvertido, extrovertido, nervoso, ambicioso, competitivo, etc.)
Senso de moda?
Afiliação política?
Religião?
Nível de educação?
Nível de renda?

QUAIS SÃO OS INTERESSES E ATIVIDADES DO COMPRADOR PERSONA? (WHAT)

Qual é o nome dele dela?
Qual é o seu trabalho?
Quais são suas tarefas / responsabilidades domésticas?
Quais são seus hábitos de viagem?
Quais são seus hábitos de fim de semana?
Qual é a sua agenda diária?
Qual é o seu trajeto diário?
Quais são suas atividades recreativas?
Quais são suas atividades sociais / comunitárias / religiosas?
Quais são os seus hábitos de leitura (on- ou offline)?

ONDE PODE SER ENCONTRADA A PERSONA COMPRADORA? (WHERE)

Onde ele / ela vive?
Onde é que ele / ela come?
Onde é que ele / ela sair no mundo real?
Onde é que ele / ela sair na linha?

QUANDO É QUE A PERSONA COMPRADORA PODE SER ENCONTRADA? (WHEN)

Quando ele está trabalhando?
Quando ele está viajando?
Quando ele / ela está socializando?
Quando ele está on-line?
Quando ele está offline?

POR QUE A PERSONA COMPRADORA FAZ O QUE ELE / ELA FAZ? (WHY)

O que motiva ele / ela?
O que o impulsiona?
Quais são suas ambições ou sonhos?
Quais são seus pontos de dor?

EXEMPLO DE PERSONA DO COMPRADOR

NOME: REGINA ROLEPLAYER
Regina Roleplayer é uma gamer feminina em seus 20's atrasados, e vive em uma cidade de tamanho médio. Ela é geralmente introvertida, mas torna-se animada e extrovertida quando sai com amigos próximos. Ela tende a evitar a alta moda em favor do conforto e gosta de usar roupas para sinalizar seus jogos favoritos e filmes. Ela se considera um eleitor independente, mas tende a se inclinar para a esquerda / progressista na maioria das questões. Ela tem um diploma de bacharel em design visual, e seu trabalho atual é como designer gráfico para uma empresa de desenvolvimento web, onde ela ganha uma vida decente, mas se sente perpetuamente amarrada por dinheiro. Ela se oferece duas vezes por mês em um abrigo local sem se matar. Entre o trabalho, o voluntariado e as atividades sociais, ela geralmente se sente morta de fome. O tempo livre que ela tem é sempre investido em jogos!

REGINA'S GAMING HABITS
Ela gosta de jogos com estatísticas como Mass Effect , Skyrim e Final Fantasy . Ela adora o sentimento de progressão que esses jogos proporcionam. Mas, ela fica irritada quando ela precisa moer para superar um desafio particular, como seu tempo livre é limitado. Ela gosta especialmente quando ela tem a opção de jogar como um herói feminino, mas ela não encontra, jogando como um homem parece ser particularmente incômodo. Sua natureza introvertida a torna competitiva, multiplayer não parece ser muito atraente. Ela prefere grandes mundos abertos que ela pode explorar em seu próprio ritmo, e gosta de explorar compulsivamente todos os cantos e cantos.

ROTINA DIÁRIA DE REGINA
Regina principalmente jogos à noite e regularmente permanece até tarde demais em noites de trabalho, então sua manhã geralmente consiste em bater o botão snooze muitas vezes e, em seguida, correndo para fora da porta. A maioria das manhãs também envolvem sprint para pegar o ônibus. O ônibus é muito lotado para jogar, então ela geralmente passa o tempo digitalização Twitter. Quando ela chega ao escritório, sua primeira parada é sempre o Starbucks no lobby para pegar café e um bagel para compensar o pequeno-almoço saltando em seu caminho para fora da porta. Ela está em sua mesa e trabalhando por 9:30 am. Às 11:00, sua atenção começa a vagar e ela vai fazer uma rápida pausa para digitalizar o Facebook. Ela geralmente pausas para almoço ao meio-dia, e prefere ir a um dos restaurantes de propriedade privada por seu escritório sobre franquias corporativas. Ela está de volta em sua mesa por 1:00 pm e realmente atinge seu passo em termos de foco no início a meio da tarde. Às 15 horas, ela precisa de outra pausa para café, mas só acerta a máquina de café do escritório, verificando o Twitter enquanto ela espera. Ela termina logo às 17h no ponto, e vai direto para casa.

ATIVIDADES APÓS O FINAL DE SEMANA E ATIVIDADES DE FIM DE SEMANA EM REGINA
À noite, ela gosta de encontrar seus amigos em um bar para uma bebida ou na casa de alguém para jogos de tabuleiro. Outras noites, ela janta na frente da TV com seu gato, e então salta direto para o jogo. Nos finais de semana, Regina tende a usar as manhãs de fim de semana para recuperar o atraso no sono, mas uma vez que ela está acima, ela está de volta. Ela está lidando com tarefas (lavanderia, mercearia corre, limpeza, etc) voluntariado em um local não matar animal abrigo, ou reunião com amigos para viagens ao cinema ou eventos locais. Se ela está fazendo tarefas, ela normalmente escuta podcasts como The Nerdist e The Giant Bombcast. Ela não gosta de vagabundear em torno de seu apartamento porque ela desenvolve a febre de cabana muito rapidamente.

 

COMO ISSO É ÚTIL REMOTAMENTE?

Acabei de escrever essa sinopse em cerca de 15 minutos. Sim, é totalmente brega. Sim, esta pessoa é um produto completo da minha imaginação. Então, por que se preocupar?

Bem, pense em quantas hipóteses testáveis ​​sobre o público-alvo que eu acabei de estabelecer:

  • Ela está no Twitter no meio da manhã e Facebook no final da manhã
    • Hipótese: tentar adicionar ou postar esses serviços nessas horas do dia
  • Ela freqüenta o Starbucks
    • Hipótese: Eu posso usar Starbucks produtos / giftcards (ou mesmo um Starbucks cross-promoção se eu trabalhar em uma empresa grande o suficiente) para motivar a participação
  • Ela usa roupas relacionadas com o jogo
    • Hipótese: Eu posso usar swag relacionado ao jogo para motivar a participação
  • Ela não comer no grandes, cadeias nacionais para almoço
    • Hipótese: publicar anúncios com esses tipos de estabelecimentos seria ineficiente
  • Ela está na zona à tarde
    • Hipótese: Não tente alcançá-la com anúncios nesses momentos
  • Ela gosta de jogos com estatísticas
    • Hipótese: um jogo com estatísticas seria atraente para ela
  • Ela gosta de jogar como personagens femininas
    • Hipótese: um jogo com uma liderança feminina ou a opção de jogar como uma ligação feminina seria atraente para ela
  • Ela não está no multiplayer competitivo
    • Hipótese: investir energia em modos multiplayer extensos seria um desperdício de tempo
  • Ela jogos à noite
    • Hipótese: ela pode se relacionar melhor com anúncios que mostram um jogador jogar um jogo à noite em seu próprio apartamento
  • Ela tem um gato
    • Hipótese: um companheiro animal em jogo (a-la Dogmeat) será atraente para ela
  • Ela se mantém ocupada nos fins de semana
    • Hipótese: não é um bom momento para tentar publicar anúncios
  • Ela escuta podcasts
    • Hipótese: podcasts são bons lugares para conscientizar

HIPÓTESES, NÃO FATOS

Não ponha muito estoque na intuição. Nós não sabemos que Regina existe e corresponde exatamente ao perfil de comprador persona. Mas temos um lugar para começar. Como qualquer boa hipótese, estes devem ser testados e, como resultado, a sua compreensão de Regina irá evoluir ao longo do tempo. Além disso, você pode encontrar através de experimentação que Regina é muito diferente de quem você pensou que ela era e que ela realmente não é um grande mercado-alvo.

Estas hipóteses também tornam mais fácil fazer algo mais: encontrar um mundo real "Regina". Se você conhece o tipo de pessoa que você está procurando, é muito mais fácil encontrá-la. Então, vá encontrar algumas Reginas do mundo real através de sua rede pessoal, em fóruns, ou simplesmente indo para os lugares onde você acha que Regina pode ser encontrado e ver se você pode manchá-la.

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QUAL É O PRÓXIMO?

Depois você fala com Regina. Mas você precisa ter cuidado como você faz isso se você quiser reunir feedback sólido. Eu cubro entrevistas do cliente em meu borne seguinte. Clique para ler!

KEY TAKEAWAYS

Depois de ter um segmento-alvo, o próximo passo é criar um comprador persona que representa o segmento
Comprador personas devem cobrir tantos fatores demográficos e comportamentais que fazem sentido
O ponto do exercício do comprador persona é criar hipóteses sobre quem um membro típico do segmento é
Pessoas comprador deve ser refinado ao longo do tempo como você testar estas hipóteses
Uma vez que você tem um comprador persona estabelecida, o próximo passo é encontrar uma pessoa do mundo real que coincide com essa persona

 



Autor:

Celso Rodrigo de M F

Pós-Graduado em Desenvolvimento de Aplicações Web Baseadas na Tecnologia JAVA (2014), bacharel em sistemas de informação (2007), trabalhei como tutor orientador do curso de tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas.