Mantendo-se organizado no desenvolvimento de games

Por Celso Rodrigo de M F


Postado em: quinta, 22 de fevereiro de 2018 as 12:57 PM    155 views

Aprender a criar jogos é muito legal, aprender cada elemento em um processo de desenvolvimento de games é muito gratificantes, e terminar um jogo seu, mostrar aos amigos e familiares é muito bom,  porém conseguir terminar nem sempre é fácil...



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Mantendo-se organizado no desenvolvimento de games

Manter-se organizado é fundamental para o sucesso no desenvolvimento de jogos, então, ter um bom processo a seguir ajuda em vários fatores no desenvolvimento como: organização, verificar se o projeto está dentro do prazo, ter uma analise quantitativa ao tempo de produção...

Por esse e muitos outros motivos vou listar algumas dicas que aprendi enquanto trabalhava em alguns jogos.

Start

Mutias das vezes iniciamos um projeto baseado em jogos que já existem, e retiramos um trecho que gostamos muito e baseamos nosso jogo nessa mecanina, ou experiencia que ficou gravada em nossa memória, e se essa experiencia não for divertida, é improvável que o jogo final seja divertido.

  • Decidir os conceitos chaves e os elementos principais contidos no jogo.
  • Não é necessario ter todos os mínimos detalhes, detalhados antes de começar. 
  • simplemente COMEÇE! Não procastine.

 

Protótipo

A maioria das vezes o protótipo é criado para criar uma experiencia agradável de 10 a 30 segundos, e se seu jogo for tão divertido quanto na sua imaginação, você está no caminho certo.

  • Se não for divertido, ajuste-o até que seja.
  • Não perca tempo fazendo gráficos detalhados.
  • Diversão é a palavra chave, se não for divertido nessa fase, e acreditar que adicionando porcarias depois vai melhorar o jogo, é apenas se iludir.
  • Uma vez que o jogo está divertido, continue adicionando elementos do conceito principal nele. É melhor certirficar-se que todos os conteitos do jogo funcionam agora, antes de perder tempo em um fracasso.

O tempo para criar o protótipo, pode variar muito 1 dia, 1 semana, 1 mês,... O tempo depende da complexidade do seu jogo. Ter uma base solida é muita importante para um bom andamento do projeto.

 

Planejamento Macro

Agora que você já têm um protótipo decente, agora é hora de planejar sua agenda, de forma bem rude, claro! Se você não tiver uma estimativa de tempo é bem provável que nunca consiga fazer isso.

  • Não detalhe como você irá alcanca-los.Geralmente nem imaginamos como fazer algo ou funcionalidade nessa fase. Basta coloca-lo na lista. Alem disso, liste todos os elementos essenciais que terá no jogo.
  • Faça isso como grandes planos, não estamos olhando para a lista e analisando cada detalhe minuciosamente ainda. Apenas uma visão geral, do trabalho principal.
  • Depois de ter sua lista vamos estimar tempo de produção para cada item. Imagine um tempo necessário com base em sua experiência.
  • Depois aumente o tempo em todos os itens da lista. Depois dobre esse tempo, mes que vc seja muito conservador com o tempo, é bem provável que demore bem mais que o esperado, podendo se deparar com trabalhos infinitos que nunca previu.
  • Se o total final do tempo não for algo que você consiga fazer, reduza a escala do seu projeto até ao ponto que chege a um que consiga fazer.
  • Repita o processo acima até que chege em algo gerenciável

 

Planejamento Micro

Nessa faze vamos dividir todo planejamento macro em micro.

  • Divida todos os itens do planejamento macro em 'pedaços' menores.
  • Se seu jogo planejado demorar dois anos, você pode dividi-li em pedaços de três meses cada.
  • Se seu jogo demorar 3 meses no total, divida-o em pedaços de duas semanas. 
  • Liste seus pedaços na ordem que devem ser desenvolvidos.

 

Planejamento de Atividades

Mesmo se o jogo tiver um planejamento total curto ( 3 meses por exemplo ), você ainda terá muito trabalho em cada item do planejamento micro.

Pegue os primeiro item da lista do 'Planejamento Micro', e quebre em varias atividades menores. Novamente, não precisa entrar em detalhes aqui. A ativade aqui pode ser algo como - 'Criar uma interface básica de GUI' ou 'Criar recursos para o recurso X do jogo' ... 

Lembre-se de colocar tempo suficiente para completar essas atividades de acordo com o tempo no planejamento micro de cada item. Caso contrário seja necessário mudar o planejamento macro e micro para que todo o projeto caminhe bem.

Cada Atividade posser bastante complexa ainda, e você não saber como conseguir isso ainda. Como exemplo do primeiro item do 'Planejamento Macro' podemos dizer que é algo bem amplo como 'implementar a interface do usuario' que pode levar duas semanas pra terminar, agora quebre isso em uma lista de atividades, por exemplo:

  • Implementar tela inicial
  • Implementar o sistema de menu
  • Simplementar sistema HUD
  • etc...

Mas uma vez não detalhe cada trabalho ainda, basta listar as atividades.

 

Atividades Imediatas

Para uma lista de atividades imediatas, supõem-se que não demore mais que um ou dois dias para concluir. Para projetos menores, você terá ciencia que essas atividades só devem durar algumas horas, então você deve ignorar esse estágio.

Então por exemplo, podemos podemos quebrar a atividade 'Implementar tela inicial' em:

  • Criar plano de fundo
  • Criar menu principal (Novo Jogo, Iniciar jogo, Opções, Sair).
  • Implementar código de fazer menu principal funcionar.
  • Adicionar efeitos para que tenha um visual agradavel.

 

As vantagens desse Método

  • Está estruturado com prazos para fazer tudo.
  • O pano inicial é que todas as atividades amplas, não  deve demorar muito para listar inicialmente.
  • Ele 'quebra' sistemas massivamente complexos em pequenos pedaços.
  • você só conseguirá detalhes das atividades quando você estiver implementando. Isso aumenta o seu foco na atividade.
  • Você verá a progressão acontecendo de forma visual e constante. Não subestime o quanto isso é motivador. Não ha nada melhor do que ver uma lista de trabalho sendo concluida.

 

Conclusão

Espero que esta informação seja útil para alguns de vocês. Tenho certeza que não funcionar como todos, e muitos nem irão tentar, mas funcionou para mim e ainda funciona.

Diga o que achou, sua opinião é muito importanta para um debate e para ajudar a novos desenvolvedores com essa dificuldade.

 



Autor:

Celso Rodrigo de M F

Pós-Graduado em Desenvolvimento de Aplicações Web Baseadas na Tecnologia JAVA (2014), bacharel em sistemas de informação (2007), trabalhei como tutor orientador do curso de tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas.