Onde publicar meus jogos?

Por Celso Rodrigo de M F


Postado em: terça, 13 de fevereiro de 2018 as 16:35 PM    362 views

Chegou a grande hora, o que fazer com o meu jogo? Como posso mostrar ele para todo mundo? Essa é uma pergunta muito comum para quem conseguiu concluir um jogo e é marinheiro de primeira viagem.



onde_publicar_meus_jogos

Depois de muito estudo, horas em claro, e muitas dificuldades, consegui concluir o meu primeiro jogo independente.

Então, chegou a grande hora, o que fazer com o meu jogo? Como posso mostrar ele para todo mundo? Essa é uma pergunta muito comum para quem conseguiu concluir um jogo e é marinheiro de primeira viagem.

Existem muitos lugares pela internet que são muito bons para postar seus jogos, que geram bastante visibilidade, e rápidos feedbacks, vou mostrar alguns que considero muito bom para atingir um público legal, independente da qualidade de seu jogo, então não tenha medo e envie seu jogo para algum deles.

Vamos a lista:

Amazon

Na Amazon é possível colocar jogos independentes, e sua forma de monetização é sem dúvidas, uma das coisas mais interessantes, pagando pelo de tempo de jogabilidade do usuário. E o cadastro é gratuito.

Link: https://developer.amazon.com/public/support/submitting-your-app/tech-docs/appstore-understanding-submission

Itch.io

Uma plataforma exclusiva para produtores independentes, nela é possível estabelecer um preço mínimo para seu jogo, e o usuário paga o quanto quiser. A plataforma também oferece uma página personalizada para seus jogos, onde é possível enviar imagens e vídeos.

Link: https://itch.io/register

Kongregate

A Kongregate é uma plataforma muito interessante, bem estruturada e conta com fóruns. É possível criar uma rede de amigos sendo desenvolvedores ou usuários, usuários esse que são em sua maioria já adultos. Uma conta na Kongregate é gratuita.

Link: https://www.kongregate.com/

GameJolt

GameJolt é um local onde é focada em produtores independentes ou estudantes interessados em mostrar seus trabalhos, é possível colocar jogos para downloads ou para web, sem custo nenhum. A plataforma também promove Games Jam constantemente para seus usuários. E é gratuita a inscrição.

Link: https://gamejolt.com/join

NewGrounds

Plataforma focada em para criadores em geral, artistas gráficos, filmes digitais, e games independentes. A plataforma constantemente promove eventos para os seus usuários, oferecendo premiações em dinheiro. Um dos requisitos para manter o jogo no ar, é conseguir uma avaliação de 3 estrelas, que já serve muito bem para avaliar a aceitação do seu jogo.

Link: https://www.newgrounds.com/

Nuuvem

É um site brasileiro, com muita visibilidade, existem muitos jogos que ganharam muita visibilidade com esta plataforma. Atualmente com mais de 4mil jogos em seu sistema, é muito procurado por produtores independentes.

Link: https://secure.nuuvem.com/account/login

Google Play

Com certeza o maior em conteúdo mobile do mundo, contando com muitos jogos mobile (Android e iOS), para produtores de jogos é muito importante ter uma conta aqui. Em sua área é possível lançar aplicativos somente em alguns países, conseguir tradutores para seus jogos, e descrições ajudando na divulgação em vários países, sem falar das inúmeras ferramentas que a Google disponibiliza para os aplicativos e games.

Link: https://play.google.com/apps/publish/signup/

Steam

Sem dúvida a maior plataforma de jogos do mundo. Com mais de 60 milhões de usuários ativos, tornando-a a maior plataforma entre as produtoras profissionais e as produtoras de games independentes.

Saiba mais no link: http://steamcommunity.com/workshop/about/?appid=765§ion=help

 

Existem muitas opções de locais para publicar jogos, cabe a você decidir em quais escolher, indicamos colocar no maior número de plataformas possíveis e analisar os comentários e conseguir o maior público possível. Porém a escolha das plataformas é de fundamental importância, pois cada uma tem suas particularidades.

Conhece outros lugares? deixe nos comentários sua opinião.

 



Autor:

Celso Rodrigo de M F

Pós-Graduado em Desenvolvimento de Aplicações Web Baseadas na Tecnologia JAVA (2014), bacharel em sistemas de informação (2007), trabalhei como tutor orientador do curso de tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas.